domingo, 23 de junho de 2013

Encerrada a Oficina Introdução a Técnica Meisner - Na cidade de Pereira Barreto/SP

A Oficina Cultural Silvio Russo da cidade de Araçatuba/SP, sob a coordenação de Douglas Moreira e a Organização Social de Cultura POIESIS, esteve a frente de uma parceria cultural com a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto/SP trazendo para essa cidade o ator, diretor e preparador de atores Djalma França, onde pode ministrar a consagrada técnica de interpretação com a Oficina Introdução a Técnica Meisner, no espaço teatral  Casa da Cultura Maestro Aristeu Custódio Moreira.
Djalma França orientando Exercício da Repetição (Meisner) 
Foram três meses de intenso mergulho nesse método que é conhecido mundialmente, mas pouco divulgado no Brasil, principalmente nos pequenos centros, onde não há especialização nessa técnica, salvo o profissional atuante no momento.
Vários atores iniciantes trabalharam constantemente durante todo o periodo, tanto na sala de aula quanto extra-aula.
Nessa oficina os atores tiveram contato com os principais tópicos da Técnica Meisner, um método de interpretação desenvolvido por Sanford Meisner com base no Sistema Stanislavsky.
Esse trabalho permitiu aos alunos/atores o desenvolvimento da disciplina, concentração, ritmo e uma profunda atenção no outro, permitindo uma incrível segurança em cena desses novos atores.
As aulas abrangeram o conceituado exercício da repetição, improvisação, a criação de relações, a criação da personagem, a migração dos exercícios para o texto e trabalhos de cenas, nesse formato todos puderam se beneficiar e aprofundar individualmente para depois compor o conjunto.
Essa parceira entre a Oficina Cultural Silvio Russo, a Organização Social de Cultura POIESIS e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, veio provar o quanto se faz necessário essas ações onde a sociedade só tem  a se beneficiar, podendo perceber com muita clareza a evolução de cada aluno/ator nesse curto espaço de tempo, onde cada um teve a oportunidade de lidar com os níveis de auto-consciência e de respostas autênticas através do impulso, sem a necessidades das famosas “deixas” no texto.
A improvisação e a progressão natural dos exercícios ensinaram a cada um a forma mais direta de aprofundar o seu trabalho, contribuindo muito para a continuação desse ofício e montagens de espetáculos que em breve representarão a cidade de Pereira Barreto.
Nesse sábado dia 22 de Junho teve o encerramento da oficina na Casa da Cultura Maestro Aristeu Custódio Moreira,  onde cada aluno/ator teve como trabalho conclusivo com a apresentação de monólogos e alguns exercicios com textos mostrando o funcionamento  da técnica, onde cada ator experimentou a premissa de Sanford Meisner – “Viver verdadeiramente sob circunstâncias imaginárias”,essa que é a referência para qualquer ator treinado no método Meisner.

Um pouco de Meisner

WORDS can LIE, BEHAVIOR doesn't.PALAVRAS podem mentir, comportamento não.
The Meisner Technique does not work off the words, it works off the behavior behind the words, so when working with text, what we are looking for is “why” an Actor is saying what they are saying and how they “feel” about what they are sayingA técnica de Meisner não funciona fora das palavras, trabalha fora o comportamento por trás das palavras, por isso quando se trabalha com o texto, o que estamos procurando é, "por que" um ator está falando da forma como estão falando e como eles “sentem” sobre o que estão falando.

If you can't listen, you cannot ACT, it doesn't matter how talented you are. Se você não pode ouvir, você não pode agir, não importa o quão talentoso você é.
Life happens in the moment, the only true moment is what is happening right now between you and me.A vida acontece no momento, o único verdadeiro momento é o que está acontecendo agora entre eu e você. Do you hear with your eyes? Você ouve com seus olhos?

An ounce of behavior is worth a pound of wordsUma onça de comportamento vale um quilo de palavras ( Sanford Meisner)
Means that behavior happens first and then propels the words based on your feeling or emotional impulse, the words or text are then carried on this emotion/feeling/impulse that you personally have.Significa que o comportamento ocorre em primeiro lugar e, em seguida, impulsiona as palavras com base no seu sentimento ou impulso emocional, as palavras ou texto, em seguida, são realizadas nessa emoção / sentimento / impulso o que você, pessoalmente utiliza. We as humans feel something, then emotionally process it and then we verbally express what we felt, fueled by that emotion. Nós, como seres humanos quando sentimos alguma coisa, processamos  emocionalmente e só então expressamos verbalmente o que sentimos, alimentada por essa emoção.

The Meisner Technique is an interdependent series of exercises that build upon one another, committed to freeing the actor of and from habits which prevent them from behaving directly from the impulses of their true nature and imagination.A técnica de Meisner é uma série interdependente de exercícios que constroem um sobre o outro o compromisso de libertar o ator dos hábitos que os impedem de agir diretamente, os impulsos de sua verdadeira natureza e imaginação.
The technique asserts that by emphasizing "moment-to-moment" spontaneity through communion with other actors, behaviour that is truthful under imaginary circumstances is generated.A técnica afirma que se você enfatizar "momento a momento" a espontaneidade através da conexão com outros atores, o comportamento que é verdadeiro em circunstâncias imaginárias é gerado.
The technique is incredibly intensive, and demands that each actor be serious, committed, and passionate.A técnica é incrivelmente intensa, e exige que cada ator seja sério, comprometido e apaixonado.
A técnica segue uma regra de trabalho como: Exercício da Repetição, Atividade Independente, Exercício do Bater na porta, Preparação Emocional, Abordagem de um monólogo, entre outros.


Sobre o profissional
Djalma França é formado em Arte Dramática e Especializado em atuação e direção pelo Instituto Stanislavsky, com domínio do próprio sistema Stanislavsky, técnica Adler e técnica Meinser.
O profissional tem em seu curriculo um trabalho consistente desde o teatro institucional, peças de teatro, documentário e cinema, e seguindo uma extensão profissional, prepara atores e ministra cursos de interpretação com a técnicas que domina.
Djalma depois de ministrar outros cursos em outras regiões sobre as técnicas de interpretação,  esta em seu segundo trabalho com exclusividade pelas Oficinas Culturais Silvio Russo da cidade de Araçatuba/SP e se estende com suas multifunções para seu próximo filme de longa metragem no próximo semestre em São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário