terça-feira, 11 de junho de 2013

Djalma França ministra a Oficina Introdução a Técnica Meisner


Matéria do Jornal da Prefeitura de Pereira Barreto/SP

http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/noticias/12-turimo-e-desenvolvimento/2510-curso-de-teatro-promovido-pela-prefeitura-municipal-entra-em-sua-fase-final.html

Curso de Teatro promovido pela 

Prefeitura Municipal entra em sua fase final

Publicado em Segunda, 10 Junho 2013 16:06
Escrito por Assessoria de Imprensa
Foto: Em pé, professor Djalma França

Curso voltado para a Introdução à técnica Meisner vem sendo ministrado desde Abril na Casa da Cultura
Curso de Teatro com o tema “Introdução à Técnica Meisner” promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto entrou em sua fase final de aprendizagem. O curso está sendo ministrados aos sábado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” pelo professor Djalma França.

No curso, Djalma ensina os atores a técnica Meisner, um método de interpretação desenvolvido por Sanford Meisner com base no sistema de Stanislavsky, que inclui uma série de exercícios para eliminar a intelectualização dos atores, permitindo desenvolver a disciplina e a concentração necessárias para o aprendizado na prática do diálogo, da escuta e do tempo na arte de contracenar.

Djalma também desenvolve uma série de exercícios de tempo e contra tempo no curso, onde os alunos tem que se manterem focados no ritmo dos exercícios, se desligando do mundo exterior. Através de jogos, os atores se dividem em duplas e vão se ajudando. Buscando criar situações que os ajudem durante uma interpretação, de um teste, simulando situações, sempre tendo a liberdade de se expressarem, até fisicamente, quando forem de sua vontade.


Foto: No curso, Djalma ensina os atores a técnica Meisner

“O ator tem que viver circunstancialmente em condições imaginárias, durante a realização da cena, se deixar levar pelo impulso, transmitindo a verdade na ação. Nada de atuação, apenas o ator sendo o que ele se propõe a ser na sua vida” ressalta Djalma França. “Os exercícios são, por exemplo, focados na repetição, ajudando o ator a ouvir o outro ator. Os monólogos são o maior desafio dos atores, pois ele contracena sozinho. Ele tem que saber mapear todo o texto e entender como ele é feito e só assim ele é capaz de retomá-lo e vive-lo com a máxima realidade”.

Djalma França é natural de Birigui e tem mais de 17 anos de atuação. É ator, diretor e preparador de atores. Formou-se em Arte Dramática pelo Senac-SP e é especialista, pelo Instituto Stanislavsky de São Paulo, na linha de interpretação sistematizada pelo ator e diretor russo Konstantin Stanislavsky. Atuou em peças musicais, curtas-metragens, comédias, dramas, novelas, foi dublê e atuou também em filmes publicitários.

Foto: Participantes do curso que está sendo ministrado aos sábados na Casa da Cultura
“Maestro Aristeu Custódio Moreira”



Nenhum comentário:

Postar um comentário